

Foi já no final do século XIX, que se assistiu então ao surgimento de novas formas de comunicação que nos influenciaram até aos dias de hoje, tal como o telégrafo, o telefone, a fotografia ou o rádio/telefonia.

Imagem retirada daqui
O telégrafo eléctrico foi inventado pelo americano Samuel Morse, apontando-se a data de 1835 como a da construção do primeiro protótipo funcional. Em 1838 terminou o famoso Código com o seu nome (Morse), que ainda hoje é utilizado no radioamadorismo.
A invenção do telefone foi até muito recentemente atribuída ao escocês Alexander Bell, no ano de 1876, mas muito recentemente (2002) foi finalmente reconhecido pelo congresso dos Estados Unidos que a sua invenção se deveu ao italiano António Meucci, em 1860, e a quem este deu o nome de teletrophone. A evolução desta invenção permitiu depois evoluir no século XX para o telefone digital, telefone sem fios, telemóvel, ou já neste século XXI o telefone VOIP, que permite comunicação de voz através da Internet.
Imagem retirada daqui
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem do francês Joseph Nicéphore, no ano de 1825. Hoje em dia a grande aposta parece ser na fotografia digital, com equipamentos cada vez mais sofisticados e de muito mais fácil utilização.

Imagem retirada daqui
Por último podemos, ainda, falar da radiocomunicação, apesar da sua primeira transmissão ter sido efectuada em 1906, esta invenção só foi possível devido a um conjunto de invenções anteriores como o telefone, já anteriormente referida, o fonógrafo (Thomas Edison), o microfone (Émile Berliner), o circuito eléctrico sintonizado (Oliver Lodge) e as ondas de rádio (Heinrich Rudolph Hertz), todas elas nos finais do século XIX.

2 comentários:
Está lindo...
Estão de parabéns pelo apelo que fizeram sobre a alimentação mediterrânica e quando relembram que deve-mos alertar os nossos filhos para o consumo de alimentos saudáveis á base de vegetais.Também
quero agradecer-vos pelos vossos elogios dados á nossa turma, do nosso trabalho de comunicação.felicidades para mais um ano de victória.
Enviar um comentário