quarta-feira, 17 de junho de 2009

Assembleia da República e Espaço Europa recebem os formandos da turma EFA D

Estacionada a carrinha no parque reservado à Assembleia da República, a turma EFA D, acompanhada pelos formadores Cecília Rodrigues e Jorge Sá, foi recebida pela deputada Ofélia Moleiro, à entrada do Palácio de São Bento.

Integrada na área de competência chave de Cidadania e Empregabilidade e no Tema de Vida “Portugal na União Europeia”, os formandos da turma EFA D participaram, no passado dia 28 de Abril, numa visita à Assembleia da República e ao Espaço Europa, organizada pelos formadores Jorge Sá e Cecília Rodrigues.

Com esta visita de estudo, pretendeu-se dar a conhecer in loco o Palácio de São Bento, outrora Convento Beneditino dos frades negros, conhecer a história deste espaço contada pela nossa anfitriã, a organização e o funcionamento da Assembleia República.

A visita começou pelo claustro do antigo convento e entrada principal (antiga igreja), passou pela escadaria nobre, pela sala dos Passos Perdidos, pela biblioteca, pelo Salão Nobre, e, claro está, pela sala de conferências de lideres parlamentares - Sala D.Maria.

Não havendo debate parlamentar, os formandos tiveram a oportunidade de serem recebidos, na sala de leitura, pela Drª Conceição Castro, Assessora para os Assuntos Europeus do PSD, a quem colocaram questões sobre a importância de Portugal pertencer à União Europeia.

Depois desta pausa na visita, os alunos tiveram o privilégio de serem convidados a almoçar na cantina da Assembleia pela Drª Ofélia Moleiro.

Antes de deixar a Assembleia, visita que marcou os formandos, não só pelo acolhimento da Drª Ofélia Moleiro, mas também por ter sido um dia diferente perto dos que ditam o destino da Nação, houve ainda tempo para comprar lembranças na Loja da Assembleia da República.

Da parte da tarde rumaram em direcção ao Largo Jean Monet, ao recente Espaço Europa, inaugurado a 6 de Fevereiro último, local aberto onde qualquer cidadão encontrará informação sobre os mais variados temas relativos à União Europeia que poderá consultar, recolher documentação, consultar bases de dados, pesquisar na Internet, aceder a material vídeo, etc.

Esta visita terminou “com um sabor a doce” na Fábrica dos Pastéis de Belém, também eles ligados a raízes conventuais.

Cecília Rodrigues

Formadora de LC

 

Sem comentários: