quinta-feira, 5 de julho de 2007

Comunicação (século XVI e XIX)



Em meados do século XV deu-se a primeira impressão com caracteres móveis, pelo alemão Johannes Gutenberg. Durante os séculos seguintes pode-se dizer que a escrita foi uma das formas de comunicação que mais evoluíram, impulsionados pelas descobertas e pelos relatos dos seus viajantes (também na forma oral) dos quais temos bons exemplos na literatura portuguesa, como por exemplo “Os Lusíadas” de Luis de Camões.


Imagem retirada daqui


Foi já no final do século XIX, que se assistiu então ao surgimento de novas formas de comunicação que nos influenciaram até aos dias de hoje, tal como o telégrafo, o telefone, a fotografia ou o rádio/telefonia.



Imagem retirada daqui

O telégrafo eléctrico foi inventado pelo americano Samuel Morse, apontando-se a data de 1835 como a da construção do primeiro protótipo funcional. Em 1838 terminou o famoso Código com o seu nome (Morse), que ainda hoje é utilizado no radioamadorismo.

A invenção do telefone foi até muito recentemente atribuída ao escocês Alexander Bell, no ano de 1876, mas muito recentemente (2002) foi finalmente reconhecido pelo congresso dos Estados Unidos que a sua invenção se deveu ao italiano António Meucci, em 1860, e a quem este deu o nome de teletrophone. A evolução desta invenção permitiu depois evoluir no século XX para o telefone digital, telefone sem fios, telemóvel, ou já neste século XXI o telefone VOIP, que permite comunicação de voz através da Internet.

Imagem retirada daqui


A primeira fotografia reconhecida é uma imagem do francês Joseph Nicéphore, no ano de 1825. Hoje em dia a grande aposta parece ser na fotografia digital, com equipamentos cada vez mais sofisticados e de muito mais fácil utilização.


Imagem retirada daqui


Por último podemos, ainda, falar da radiocomunicação, apesar da sua primeira transmissão ter sido efectuada em 1906, esta invenção só foi possível devido a um conjunto de invenções anteriores como o telefone, já anteriormente referida, o fonógrafo (Thomas Edison), o microfone (Émile Berliner), o circuito eléctrico sintonizado (Oliver Lodge) e as ondas de rádio (Heinrich Rudolph Hertz), todas elas nos finais do século XIX.


2 comentários:

Anónimo disse...

Está lindo...

Anónimo disse...

Estão de parabéns pelo apelo que fizeram sobre a alimentação mediterrânica e quando relembram que deve-mos alertar os nossos filhos para o consumo de alimentos saudáveis á base de vegetais.Também
quero agradecer-vos pelos vossos elogios dados á nossa turma, do nosso trabalho de comunicação.felicidades para mais um ano de victória.